Afinal, onde e como é Malta?
- Sai do Ninho
- 17 de nov. de 2016
- 5 min de leitura
Atualizado: 21 de ago. de 2023
Malta ou ilhota – como muitos chamam após conhecer – assim é conhecido esse país que oficialmente é chamado República de Malta. É um país pequeno localizado ao sul do continente europeu e fica ali no mar mediterrâneo, que olha, vou te contar, é lindo!!! Aliás, vou te mostrar hahaha.

Azure Window – Ilha de Gozo/Malta – Junho/2015
Sinceramente acho bem difícil alguém que não se encante com tanta beleza! A primeira vez que vi as fotos do Google logo de cara fiquei CHO-CA-DA! Sabia que tinha que ir pra lá e dar aquela conferida se não era só truques de fotografia hahaha e realmente não é truque não!
Para ajudar na localização sempre falo: é um país que fica ali bem pertinho da Sicília na Itália, acho que assim facilita a se situar e achar no mapa, porque olha, é pequeno viu, é um dos menores países da Europa então pensa haha. Porém, possui uma beleza de gigantes!!
Não vou colocar mapa, porque isso você acha no Google váriosss, mas sim vou colocar minhas fotos e aí você tira suas conclusões. Sei que foto não consegue retratar a real beleza de muitos lugares, sensações, cheiros, mas ajuda e inspira muito 🙂
Malta tem como língua oficial o Maltês, que na boa, não aprendi nada desse idioma porque é muito diferente e não rolou. Outro motivo foi que meu foco era o inglês e que já era um desafio haha. O inglês é a segunda língua oficial do país e por isso fui estudar lá, assim como muitos outros brasileiros! Eles possuem o inglês britânico por terem sido governados por eles também.
É um país que o verão é tão quente quanto o nosso, além de também possuir praias paradisíacas. É seguro para se viver, visitar, sair de madrugada. Não é tão caro comparado a outros, não precisamos de visto para entrar, apenas se você for ficar mais de 90 dias e daí para este caso recomendo você buscar o consulado para orientações, pois eu só fiquei 30 dias e não foi preciso. Sua moeda atual é o euro!
Tem frutas, verduras, vinho bom e barato, iogurtes bom e barato (recomendo que experimente o de cereja da marca Jogobella (foto). Ahh, chocolates lá também são bem baratos (me acabei s2 neles hahaha).

Entre seus pratos mais conhecidos tem o famoso Pastizzi, um pastel folhado que custa centavos (foto) e o coelho, que parece carne de frango. Confesso que lutei muito a comer, até me render a experimentar. Eles também tem vários docinhos, inclusive barracas que vendem vários deles. Uns gostosos outros não tanto, acho que tem que experimentar pra saber, porque paladares são diferentes, então meu bem, prove se tiver com vontade.
Algo que gostei bastante de lá foram os sorvetes, aliás os sorvetes da Europa são SENSACIONAIS! Se quiser ter uma ideia, experimente o da marca Bacio di Latte (italiano) feito no Brasil com diversas unidades em SP e agora no RJ e BH. Não, eu não estou ganhando nada como isso meu povo, é que eu realmente AMO esse sorvete, sou viciada na verdade nele e recomendo mesmo. 🙂
Por ser um país pequeno, você consegue conhecer muitos lugares apenas usando transporte público, caso não queria alugar um carro já que a mão é invertida como na Inglaterra. Aliás, em Malta tem muitas coisas da cultura britânica, tipo até as cabines telefônicas são iguais sabe (foto).

Valletta – Capital de Malta
Malta é um país que sofreu muito com as guerras por ficar em ponto estratégico, então por isso a presença de fortes é comum, inclusive tem um museu do forte, onde é possível acessar a história e como foram construídos, os tipos. O legal é a entrada é gratuita! Acho que vale a visita. Fica em Valletta, na atual capital. Se você for de ferrie de Sliema que é quase mesmo valor da passagem de ônibus e dá menos volta pois são apenas alguns minutos para a travessia, ao subir a ladeira quando sai do portinho, ele fica na esquina. Ele te possibilita também belas vistas de Valletta S2.
Como citei, a atual capital de Malta é a linda Valletta onde por lá tudo encanta. Todos os lugares tem sua magia e muita história!
É onde tem a Catedral de São João, umas das mais lindas que já vi na vida em questões de arquitetura. Tem a Biblioteca Nacional que foi onde tive um dos momentos mais emocionantes dessa viagem. Ao passar na frente, tinha um homem tocando uma canção na flauta. Não sei explicar, era como se já tivesse estado ali antes, uma emoção forte me tomou, fiquei arrepiada e comecei a chorar sem parar, mesmo sem querer. Muita energia! Então, sendo humana, me deixei ser emoção, alegria e saudade e curti aquele momento lindo! Inesquecível!!!
Para os amantes de mergulho Malta é um prato cheio, pois é considerado um dos lugares mais lindos para essa prática. Pena que eu tenho medo e não fiz nenhuma, mas tenho amigos e conhecidos que foram e amaram, pois dependendo do lugar do mergulho, tem naufrágio. Inclusive tem um episódio daquele programa Brasileiros no Mundo que agora tem disponível no Netflix que uma das brasileiras mergulha, então acho válido assistir se você tem interesse de mergulhar por lá. Não só por isso, claro, mas para você também já ter um pouco de contato com esse país maravilhoso. Se não me engano, dentro dessa temporada no Netflix, sobre Malta deve ser o episódio 8, algo nessa altura, porém no youtube também – Que alegria \o/ – e esse é link:
O maltês é considerado um povo receptivo. Claro, não confunda nenhum lugar com a hospitalidade dos brasileiros, porque é diferente. Só achei eles um pouco exaltados, principalmente os homens. Todos os homens malteses que conheci e até algumas mulheres eram um pouco irritados, tipo impacientes sabe, mas suportável. Os motoristas de ônibus que não eram nada simpáticos, mas coitados, posso imaginar 50000 mil pessoas perguntando a mesma coisa o dia todo.
Malta, por sua beleza, principalmente no alto verão (Julho e Agosto) é cheio de turistas do MUNDO, principalmente da europa. Como a ilha é pequena, pensa como os ônibus não bombam haha. Ainda bem que fui em Junho, não estava tão cheio e estava já bem quente. Várias vezes o ônibus passava direto porque estava cheio e quando parava o motorista gritava para as pessoas irem mais pra trás haha. Sorte que todos os ônibus tem ar condicionado. _/\_
Malta também é um país predominante cristão, tendo 365 igrejas, ou seja, se você quiser pode passar um ano só conhecendo igrejas. Tem também templos megalíticos muito antigos, abertos a visitação, mas claro, pagando entrada.
Tem museus e lindos lugares com belas histórias, aquário nacional e muitos outros pontos de visitação maravilhosos, como a primeira capital de Malta, Mdina a cidade murada e silenciosa onde tem apenas 300 famílias que moram lá. Lá também foi cenário para a primeira temporada de Game of Thrones, então se você é fã da série vai pirar hahaha.
Aliás, Malta já foi cenário de muitos filmes como O Conde de Monte Cristo, que uma das cenas foi gravada em um dos lugares postais de Malta, Ilha de Comino. Esse lugar então…sem palavras! Senta, mergulha, abre o olho debaixo da água, pula (meus amigos corajosos pularam) e por fim meu bem, agradece…agradece muito por enxergar tamanha beleza!!!
Trecho do filme O conde de monte cristo: https://www.youtube.com/watch?v=_On2aJc7swM
Outro filme é o do desenho Popey…hahaha…acredite, tem filme sim e ainda com Robin Willians e pra fechar tem no youtube também! Ahh youtube..obrigada por existir hahaha. Depois das filmagens eles deixaram o cenário do jeito que estava e hoje é ponto turístico por lá, tipo um clube sabe: https://www.youtube.com/watch?v=gMxhET7Fn34
Malta é isso, aliás…TUDO ISSO! É um país repleto de opções de visitação durante sua estadia, história, belezas mil, seja para um intercâmbio ou a passeio. Quando se mora lá por um tempo é melhor para você conhecer todas as belezas e com calma, pois em poucos dias você vai ter que tirar muita coisa do roteiro, mas mesmo assim recomendo e muito incluir na sua lista 🙂
Um beijo e boa viagem!
Thais Barbieri
Comments