top of page

Dicas para escolher seu destino de intercâmbio!

Atualizado: 21 de ago. de 2023

IMG_1917

Comino, Malta- 20/6/2015 – Arquivo pessoal


A escolha do nosso destino, seja para uma viagem de férias a passeio ou para estudo como foi a minha, é sempre muito bom. Afinal, vamos combinar, o mundo tem muitos lugares lindos!! Para outros porém é uma tarefa árdua, principalmente quando se trata de uma viagem de intercâmbio. Para essa opção eu considero um pouco mais delicada, por todos os fatores que a envolvem como segurança, custo de vida, atrativos, lugares para visitar, coisas para se fazer nas horas vagas, alimentação, hospedagem, escolas entre outros, podem sim contribuir para tornar sua experiência ainda mais inesquecível ou não tão agradável quanto gostaria.

Para poder escolher meu destino, responder as perguntas abaixo me ajudaram e muito:

  1. Quanto tempo quero/é possível eu ficar neste lugar?

  2. Qual meu objetivo/propósito com esta viagem?

  3. Qual minha prioridade para esta viagem?

  4. Quais meus gostos? Meu estilo?

  5. Que vida quero ter lá durante este período?

  6. Gosto de calor ou prefiro frio?

  7. Gosto de aventura ou mais tranquilidade?

  8. Gosto de um lugar mais histórico ou mais moderno?

  9. Quero estudar muito e passear pouco ou o contrário?

  10. Quanto posso/estou disposta investir nesta viagem?

Quanto eu tinha claro de todas as respostas, a escolha do destino fluiu de forma mais suave, pois eu sabia o que queria e se fugisse disso eu sabia que poderia estar me enganando.

Por exemplo: eu podia ficar apenas meu período de férias e detesto frio!!! Sol para mim é combustível, é energia pura afetando fortemente no meu humor rs. Logo, queria um país que fosse o mais quente possível ou menos frio possível. Definir isso já me fez saber que se eu não encontrasse um país tão quente, que não fosse tão longe, eu iria no período que fosse o mais quente possível para não congelar tanto rsrsrs. Ainda bem que eu descobri a Ilha de Malta, em uma conversa de trem, entre um papo e outro com uma conhecida de uma amiga enquanto ia para o trabalho. Que alegria foi aquele dia!!!

IMG_2693

Mdina, Malta – 29/6/2015 – Arquivo Pessoal


Outra dica para que tudo saia, na medida do possível, do jeito que você sempre sonhou é pesquisar! Pesquisas e mais pesquisas podem ajudar e muito a conhecer mais desse destino ou para descobrir um país que se encaixe nas suas respostas. Digo na medida do possível, pois sabemos que não podemos controlar nada e sim, imprevistos podem acontecer como ocorre todos os dias em nossa vida e tudo bem! A internet está ai e para ser usada, então explore blogs de viajantes, grupos no facebook, canais no youtube, sites do consulado entre outros. E também com amigos ou conhecidos que já foram, a troca sempre é rica e válida, afinal ele já esteve lá.

Acredito que quanto mais fonte de informação sobre o lugar que deseja, podem te ajudar e muito a ir de forma mais segura e não se frustrar. Falo frustrar, pois colocamos bastante expectativa nas coisas que sonhamos e frustração nada mais é do que o excesso de expectativas que nossa mente cria com tudo que desejamos, vimos, lemos entre outros. Então amiga(o), respire fundo e calma rsrs 🙂 .

E a última dica que considero importante na escolha é: cuidado com tudo que lê! Parece bobeira, mas não é. Buscar fontes variadas de informação é muito importante sim, porém LEMBRE-SE que grande parte das informações são realizadas com base na opinião de alguém e como pessoas somos diferentes, temos gostos e interesses diferentes também. Então, por mais que tenha lido coisas boas e ruins, filtre as informações importantes e PERMITA-SE conhecer com seu olhar e assim tirar suas próprias conclusões, tenho certeza que valerá muito a pena!

Bom divertimento em sua jornada 😉

Beijos de luz,

Thais Barbieri

IMG_3135 (2)

Dingli Cliffs, Malta – 2/7/2015 – Arquivo Pessoal


Comentários


© 2022 Sai do Ninho - Todos os direitos reservados

Orgulhosamente criado por Atalho Criativo

bottom of page