Qual melhor tipo de hospedagem para meu intercâmbio?
- Sai do Ninho
- 29 de mai. de 2016
- 5 min de leitura
Atualizado: 21 de ago. de 2023

Paradise Bay – Malta – Jun/2015
Falar de hospedagem é mexer também em nossa zona de conforto. Para alguns é um item pouco relevante, para outros o mais importante, pois já estará longe do aconchego do seu lar e sua cama fofinha, então ter boas noites de sono pode sim ser um item de grande relevância na viagem e por isso não poderia deixar de falar aqui. Importante lembrar também que não existe nenhuma resposta absoluta para nada nem ninguém, porque apesar de gostos parecidos somos e sempre seremos diferentes e que bom rsrs!
Quando fui fazer minha escolha de hospedagem tinha muita dúvida sobre qual era a “melhor” para esse intercâmbio: ficar em hotel estudantil com quarto compartilhado, casa de família e quarto compartilhado, ou individual? E foi ai que descobri que não existe a melhor hospedagem para este tipo de viagem, existe a que melhor eu posso me adaptar de acordo com o que escolho viver e também posso pagar, por isso responder as perguntas do post anterior pode te ajudar e muito.

Perto de casa – Sliema/Malta – Jun/2015
Claro que também li muitos relatos de pessoas que ficaram tanto hospedadas em casa de família quanto em hotéis, porém foi respondendo algumas perguntas e saber o que de fato eu estava buscando lá é que encontrei qual hospedagem era melhor PARA MIM e para o que eu estava disposta a experimentar. No meu caso escolhi casa de família e fatores como custo mais barato também contou, é claro, mas também porque queria viver mais da cultura de Malta. Já que estaria por lá, queria mergulhar, viver tudo que tinha direito e que aquele país poderia me proporcionar rsrsrs.
Responder algumas outras perguntas abaixo também poderão te ajudar a encontrar algumas respostas:
Quanto quero vivenciar da cultura do país que estou indo?
Quais dos meus confortos diários estou disposto a abrir mão ainda que temporariamente?
Estou disposto a compartilhar um quarto, banheiro entre outros?
Custo ou conforto é mais importante para mim nesta viagem? Ou os dois?
Lembra neste momento de responder as perguntas e ser bem sincero com você e também lembrar qual foi sua prioridade estabelecida quando ainda estava escolhendo o país, assim como qual período vai ficar por lá, pois este item de hospedagem pode pesar sim no seu orçamento. Essa escolha também pode influenciar na sua experiência, por isso creio ser válido que você leve o máximo de clareza para suas escolhas antes de fechar qualquer pacote. Vi algumas pessoas que ficaram mais tempo por lá, ficando o primeiro mês e até uns dois meses em casa de família ou hotel estudantil e depois indo morar com outras pessoas dividindo aluguel, algo bem comum para quem fica mais tempo e uma ótima experiência de vida ao meu ver.
Eu, como disse, fiquei em casa de família e foi a MELHOR escolha que poderia ter feito! Tive a melhor recepção da vida, mas conto mais dessa experiência com meus hosts outro dia. Porém conheço pessoas que não gostaram dessa escolha de ficar em casa de família, então saber quanto eu estava aberta e para o que antes mesmo de fechar a viagem, eu acredito que foi um fator que contribuiu muito positivamente em toda minha viagem.

Calçadão em frente de casa – Sliema/Malta – Jun/2015
Fiz a escolha de ficar em casa de família por N motivos: ficaria apenas um mês, tinha como prioridade aprender o inglês – claro, até mesmo pelo período “pequeno” que ficaria – e também queria vivenciar de perto a cultura daquele país, logo, entendi que a melhor escolha então seria morar com uma família Maltesa, sem falar que seria obrigada a me comunicar em inglês todo o tempo com eles.
Outras respostas que também tinha é que não queria dividir quarto naquele momento, pois já estaria em um país diferente com muitas informações para administrar, assim queria ter meus momentos de maior privacidade e se fosse contrário, acreditei que não seria possível. Sem falar que sabia quão difícil poderia ser dividir um quarto, porque na época eu já dividia com minha irmã quando ainda morava com meus pais, assim sendo, por pelo menos um mês eu queria algo bem diferente de tudo que vivia no Brasil e assim foi.

Dia de banho de sol pertinho de casa – Sliema/Malta – Jun/2015
Ter clareza do que queria, me fazia questionar melhor sobre este item de hospedagem quando visitava as agências. Reforçava que queria uma família, inclusive que morasse preferencialmente de frente para a praia, ou mais próximo possível! A agência não era responsável por escolher a casa dos hosts – isso cabe a escola – nem como garantir que seria em frente para o mar, mas reforçariam essas informações com a escola e assim foi, e creio que universo conspirou também ao meu favor rs, pois minha família morava de frente para uma das praias!! Era uma praia que não se podia nadar conhecida como Sliema Ferries, mas a 5 min da casa deles já tinha uma que era possível, então foi sucesso!
This slideshow requires JavaScript.
A agência também me fez alguns questionamentos, possibilidades de filtro dessa família que eu ficaria – que se sua agência não fez, você pode reforçar com eles – que foi quanto a ter animais e crianças na casa. Eu escolhi ficar em uma casa que não tivesse nem crianças (receio de muito barulho, atrapalharia para estudar) e animais (devido as 59.000 alergias que tenho e alguns medos rs). Não saberia qual animal teria e confesso, tenho medo de gato, MORRO de medo de aranha e tenho receio para algumas raças de cachorros pois já fui mordida algumas vezes. Mas não me importava se fosse um casal de idosos, por exemplo, que era um dos questionamentos, fui só torcendo para que fossem pessoas bem animadas e engraçadas e deu super certo rsrs! 😀

Sliema, Malta – Jun/2015
Repare que ter clareza sobre o que era prioridade para mim na viagem, bem como quanto financeiramente eu poderia pagar, bem como quais confortos eu também estava disposta a abrir mão, me ajudaram a fazer a melhor escolha de hospedagem que atendia as minhas necessidades na época. Claro que eu poderia não ter tido uma experiência positiva com meus hosts, pois li vários relatos de pessoas que ficaram em casa de família e por exemplo, tinham horário para voltar, não tinham a mesma liberdade que eu tive na minha entre outras coisas que não eram tão legais, mas tudo bem, pelo menos eu já fui mais consciente do que poderia ou não acontecer, fui mais preparada e aberta também. Para cada escolha sempre terá pós e contras, mas podem ser minimizadas de acordo com o quanto você está aberto, tem estabelecido como prioridade.
Todas as minhas escolhas eu acredito que contribuíram para eu ter tido uma experiência ótima e a mentalidade positiva também! Quase não acreditei quando o táxi parou na frente da casa da minha hostfamily de FRENTE PARA O MAR! Depois um casal de idosos MARAVILHOSOS, animados e até muitas vezes engraçados!! Parecia estar sonhando rsrs, mas essa parte fica para a próxima como falei.
This slideshow requires JavaScript.
Espero que você consiga ter clareza sobre esse tema e faça a melhor escolha para você. Seja casa de família ou hotel estudantil, tenho certeza que você terá MUITO aprendizado e muitas histórias para contar, então SAI DO NINHO! 😉
Beijos com carinho,
Thais Barbieri
Comments